HOME A CLÍNICA TESTE DE ESTRESSE CURSOS PREÇOS/SERVIÇOS PROMOÇÕES DEPOIMENTOS DÚVIDAS CONTATO ARTIGOS QUEM SOMOS

Dor no pescoço

O pescoço (espinha cervical) é composto de vértebras que começam na parte superior do torso e terminam na base do crânio. O conjunto de vértebras juntamente com os ligamentos (como espessas bandas de borracha) dão estabilidade a espinha. Os músculos permitem a sustentação e movimento. O pescoço tem um quantidade significativa de movimentos e suporta o peso da cabeça. Entretanto, por não ser bem protegido como o resto da espinha, o pescoço pode ser facilmente machucado além de problemas que produzem dor e restringem movimento. Para muitas pessoas, a dor no pescoço é temporária e desaparece com o tempo. Outros necessitam de diagnóstico médico e tratamento para aliviar os sintomas.

O que causa a dor no pescoço?

A dor no pescoço pode ser resultado de anormalidades nos tecidos moles - os músculos, ligamentos e nervos- assim como os ossos e juntas da espinha. A causa mais comum de dor nos pescoço são as anormalidades nos tecidos moles devido a lesões ou desgaste por uso prolongado. Em caso raros, infecções ou tumores podem causar dor no pescoço. Em algumas pessoas, os problemas no  pescoço podem ser a causa de dores na parte superior da costas, ombros ou braços.

Lesões - Devido ao fato do pescoço se flexível e suportar o peso da cabeça, ele é extremamente vulnerável a lesões. Acidente com veículos motorizados (carros e motos, principalmente), mergulho , esporte de contato e quedas podem resultar em lesões no pescoço. O uso freqüente de cintos de segurança em veículos motorizados ajuda a prevenir ou minimizar as lesões. Um colisão na parte de trás do automóvel pode resultar numa hiper-extensão, ou seja, um movimento para trás no pescoço além dos limites normais, ou hiper-flexão, ou seja, um movimento do pescoço para frente, além dos limites normais.
As lesões mais comuns são nos tecidos moles, isto é, músculos e ligamentos. Lesões severas com fratura ou deslocamento do pescoço podem ter como conseqüência a paralisia.

Tratamentos - A forma como a dor no pescoço é tratada dependerá do que o diagnóstico irá revelar. No entanto, a maior parte dos pacientes são tratados com sucesso apenas com descanso, medicação, mobilização, fisioterapia, exercícios ou combinação destes métodos.

Por exemplo, se a dor é causada por inflamação devido ao alongamento dos músculos e ligamentos além de seus limites, seu ortopedista poderá prescrever descanso e o colar no pescoço por um período específico, assim como medicamentos para reduzir a inflamação. Se o medicamento é prescrito para dor, ele deve ser tomado apenas como prescrito e não deve ser tomado por períodos mais extensos. Além disto, lembre-se que se seu ortopedista prescreve "descaso", é vital que você siga rigorosamente suas instruções.

Quando a dor no pescoço é crônica, seu ortopedista pode recomendar um programa de reabilitação que inclui um programa de exercícios e vários tipos de terapias que ajudarão a aliviar sua dor e prevenir a volta da dor.

Muitos poucos pacientes necessitam de cirurgia para aliviar a dor no pescoço. Para a vasta maioria de pacientes, a combinação de descanso, medicação e fisioterapia irá aliviar a dor no pescoço. Cirurgia pode ser necessária para reduzir a pressão na corda espinhal ou a raiz do nervo quando a dor é causada por hérnia de disco ou estreitamento do osso do canal espinhal. Cirurgia também pode se fazer necessária após grandes lesões, afim de estabilizar o pescoço e minimizar a possibilidade de paralisia tais como situações onde a fratura resulte em instabilidade do pescoço.

Para saber um pouco mais sobre:

Sintomas e tratamentos, clique aqui!

Lembre-se, apenas seu ortopedista é o médico com conhecimento e treinamento suficientes para diagnosticar tratamentos cirúrgicos ou não cirúrgicos no tratamento no sistema musculoesqueletal, incluindo ossos, juntas, ligamentos, tendões, músculos e nervos.

Fonte: American Academy of Orthopaedic Sugeons

Voltar

 

                                                                                                   
                                                                                                                 HOME  |  QUEM SOMOS  |  BUSCA  |  CONTATO  |  COMO CHEGAR                                                                               
     

 
Ponto Zen - Massagem Terapêutica e Acupuntura - Rua Vergueiro, 1883-Cj32 -(Metrô Paraíso)-Fones: (11)5572-7684 ou (11)99732-9272 (Vivo) Contato: contato@massagem.net