Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Massagem ajuda pacientes que recebem quimioterapia no HC de Botucatu

massagem_quimioterapia

Massagem ajuda pacientes que recebem quimioterapia no HC de Botucatu

Os pacientes do setor de oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) contam com uma ajuda especial às quintas-feiras no período matutino. A esteticista Vanessa Monteiro (26), vai todas as semanas aplicar massagens relaxantes nos pacientes, como forma de melhorar a qualidade de vida deles no ambiente hospitalar.

No início, Vanessa, que realiza de 15 a 20 massagens cada vez que vai até o hospital, pensou em fazer estágio voluntário para levar a parte estética para o meio da saúde, no entanto, com o tempo percebeu que muito mais que um procedimento de relaxamento, a prática gera qualidade de vida e contribui em alguns aspectos com o tratamento.

“No começo, pensei só no bem-estar dos pacientes, mas depois de um tempo percebi alguns benefícios diretos, como a melhora da circulação periférica, o que ajuda na hora do enfermeiro introduzir o medicamento por via intravenosa”, conta.

Segundo a vendedora Daiane Araújo (22), que faz tratamento no HCFMB, a melhora é clara. “A massagem ajuda bastante, me deixa mais relaxada e até facilita ao enfermeiro encontrar a veia para aplicar a medicação. Durante o tratamento, ficamos com as veias muito rígidas devido às picadas, mas a massagem ajuda muito”, ressalta.

Segundo a Supervisora Técnica da Seção de Quimioterapia, Vilma Pereira, o trabalho traz uma contribuição importante. “A massagem antes da punção venosa deixa o paciente mais tranquilo e ajuda na circulação. Com isso, facilita o procedimento, diminuindo o estresse do paciente e do profissional”, conclui.

Segundo Vanessa, que é graduanda em estética, sua vontade é continuar com o voluntariado mesmo após a conclusão do seu curso. “Me formo mês que vem, mas não pretendo parar esse trabalho. Estou elaborando um artigo científico para falar sobre a contribuição da massagem relaxante na terapia oncológica e pretendo fazer mestrado na área da saúde. Costumo dizer que não escolhi os pacientes oncológicos, fui escolhida. Gostaria de ver mais a estética nesta área, melhorando o auto estima e ajudando de uma forma geral essas pessoas. Se conseguir mais voluntários, pretendo estender este benefício para pacientes de outras áreas, como a maternidade e a hemodiálise”, afirma.

Para profissionais de estética e massoterapia que desejarem saber como se tornar voluntário, podem enviar um e-mail para Vanessa pelo endereço eletrônico vanessa.menezes.monteiro@hotmail.com.

fonte: http://www.hcfmb.unesp.br/massagem-ajuda-pacientes-que-estao-passando-por-quimioterapia-no-hc/

Author Info

AdminPontozen