Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Massagem ajudar a reduzir estresse em empresas

empresa_Quick_Massage

Massagem ajudar a reduzir estresse em empresas

Veja a entrevista realizada pelo WebMD Health (site especializado em saúde)  com Holden J. Zalma, que trabalha no Departamento de Atletismo da Universidade do Sul da Califórnia, onde foi discutido o uso da massagem como forma de alívio do estresse causado pelo ambiente de trabalho nos escritórios e muito mais… Entrevista muito interessante!

WebMD: O que é o “Desktop Stress”? 

Zalma: “Desktop stress” é o estresse causado pelo ambiente de trabalho que temos nos dias de hoje.
As pessoas normalmente passam o dia todo sentadas em suas mesas, com os dedos sobre o teclado numa posição onde seu corpo fica contraído e isto não é uma posição natural.
Os problemas começam com o pescoço e costas seguindo para os braços e mãos, músculos e fadiga no ligamentos por permanecerem na mesma posição por um prolongado tempo. E é isto que temos que evitar.


WebMD – Quais as conseqüências do “Desktop Stress”?

Zalma: As conseqüências vão desde artrites até síndrome do túnel carpal, dores no pescoço, problemas nas costas, isto sem mencionar as atrofias. A maioria das pessoas  tendem a se mover depois de executarem suas atividades, mas aquelas que ficam sentadas em suas cadeira, coladas no computador o dia inteiro correm um grande risco de atrofiarem os músculos, além de torná-los mais fracos.


WebMD – E mentalmente, quais a conseqüências ? Ficar grudado ao computador o dia todo deve trazer conseqüências ao nosso cérebro, correto?

Zalma: Bem, os seres humanos são seres sociáveis. Nos dias de hoje, muitos ambientes de trabalho são mais voltados ao contato direto com o computador do que ao contato com as pessoas, isto faz com que nosso cérebro fique cansado e pior, não existe saída para isto. A menos que você procure um outro tipo de emprego.
Muitos dos escritórios que eu visito, as pessoas preferem mandar um e-mail ao colega que está sentado ao seu lado do que simplesmente se virar e ter um contato verbal, parece incrível, mas isto acontece com mais freqüência do que você pode imaginar. Você ficaria surpreso ao ver como as pessoas ficam mais felizes quando trabalham num escritório que tem janelas, a luz natural os deixam mais animados, além do que  pode-se descansar a mente por alguns minutos ao tirar os olhos do monitor e ver o mundo lá fora. Isto ajuda a  relaxar e voltar mais concentrado às atividades rotineiras.


WebMD – Quais técnicas você aconselha para aliviar o estresse nos escritórios?

Zalma: Um ótimo hábito é sempre se levantar da cadeira, não ficar sentado o tempo todo na mesmo posição. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de ficar sentadas por horas e horas exatamente na mesma posição, sequer levantam para tomar um copo d’água ou ir ao banheiro, parece um absurdo mas é a pura verdade.
Eu recomendo que as pessoas se levantem a cada 15 minutos ou 20 minutos e se movimentem para que o sangue circule um pouco melhor.  Dê uma “espreguiçada”, faça um alongamento nas mãos e braços, vire seu pescoço para direita e esquerda, para cima e para baixo, mexa os ombros, enfim, mexa-se! Só não fique parado o dia todo olhando para o monitor do seu computador com os dedos no teclado.


WebMD – Você aconselharia massagem no ambiente de trabalho?

empresa_Quick_MassageZalma: Sim, aconselharia e muito. No passado, muitas empresas achavam que incluir sessões de massagem no ambiente de trabalho de seus empregados reduzia as horas produtivas. Mas o surgimento de  empresas mais jovens e inovadoras está provando que os resultados positivos que a massagem trás a seus funcionários vale a pena. Vai desde o melhoria do estado de espírito até aumento  no índice de produção, já que um funcionário estressado e desanimado não consegue se concentrar nas atividades. Não bastasse tudo isto você ainda estará ajudando a prevenir problemas como dor no pescoço, dor nas costas e problemas relacionados a movimentos repetitivos.

Temos visto pessoas que trabalham de 10 a 12 horas por dia, inclusive aos sábados. Claro que elas recebem para isto, mas veja, elas estão deixando de conviver com suas famílias, aproveitar o momento de descanso para fazer uma atividade de lazer, etc. Com toda certeza estes funcionários estão sobrecarregados e conseqüentemente ficarão estressados.

Uma forma das empresas mostrarem que se preocupam com a saúde e bem-estar destes funcionários seria oferecendo-lhes os benefícios que a massagem comprovadamente trás.
Mais e mais empresas já perceberam os resultados positivos desta atitude.


WebMD – Como os trabalhadores podem convencer seus superiores de que isto é realmente uma boa idéia?

Zalma: Deixe que eu ofereça uma demonstração! (risos)
Eu diria que as empresas que são contra, na sua grande maioria são aquelas que não se importam em ver seus empregados felizes. Elas acreditam que os empregados têm que trabalhar duro enquanto puderem a enquanto elas [as empresas] quiserem. Mas isto está mudando!  Mais empresas vêem que um empregado feliz e satisfeito é mais produtivo.

Vá até o departamento de Recursos Humanos e diga “Minha equipe e eu estamos estressados. Acredito que seria ótimo implementarmos esta idéia [massagem no local de trabalho], com toda certeza poderíamos trabalhar mais tempo e melhor!”. Uma demonstração não fará mal algum e se não gostarem, não precisam implementar o programa. Algumas companhias realizam sessões mensais, outras semanais e há aquelas que em o trabalho é diário.
Há aquelas que pagam integralmente as sessões e outras que subsidiam as sessões.
Faça de acordo com a necessidade e disponibilidade de sua companhia. Todos sairão ganhando, a empresa que verá o ânimo e produtividade dos empregados melhorado e os funcionários que se sentirão mais valorizados.


WebMD – Como alguém pode se livrar do estresse por contra própria?

Zalma: De volta ao que eu já havia comentado: alongamento  e não ficar parado o tempo todo, boa alimentação… Quando você fica comendo “porcarias” isto reflete em seu organismo. Os níveis de açúcar caem quando você come muita comida gordurosa além disto quando você come muito acaba ficando cansado. Exercícios têm um ótimo efeito contra o estresse. Massagem é ótimo também, ajuda a aliviar o estresse e trás equilíbrio pleno ao seu organismo. Beba bastante água e mantenha seu corpo hidratado isto ajuda seu organismo a lidar melhor com o estresse.


WebMD – Por favor, explique o que é uma cadeira de massagem?

Zalma: A massagem na cadeira (ou também conhecida com Quick Massage) é feita numa cadeira especialmente projetada, com apoios para o peito, cabeça, braços e pernas. Você recebe a massagem totalmente vestido; normalmente esta cadeira pode ficar num canto qualquer do escritório. Nela pode-se trabalhar o pescoço, braços, mãos e costas e também pode-se trabalhar as pernas desde que o paciente fique sentado ao contrário na cadeira. O tempo de massagem vai de 15 a 20 minutos e você pode trabalhar a maioria das áreas que normalmente apresentam problemas.


WebMD – Para mim, a sensação de fumar parece diminuir o estresse temporariamente, mas eu ouvi dizer que o efeito é o contrário, ou seja, piora o estresse. Você sabe alguma coisa a este respeito?

Zalma: Fumar causa vasoconstrição, o que limita o a chegada do sangue ao seus órgãos e sistemas. Suas veias e artérias ficam mais fechadas. O fumo é um grande malefício pois não permite que chegue a quantidade de oxigênio necessária aos pulmões e o faz você ficar dependente dele. Daí você se sentir  temporariamente aliviado pois está saciando o vício, do qual seu organismo está dependente, então vem a sensação de bem estar e alívio passageiro que você diz sentir. Mas a longo prazo os resultados são muito mais negativos do que qualquer alívio passageiro.


WebMD – Quais são as doenças relacionadas com o estresse?

Zalma: Doenças do coração, estas são as principais. Quando você está estressado, seu coração bombeia mais forte e mais rápido, portanto trabalha mais.  Eu estou certa de que há muitas outras doenças.


WebMD – Se o estresse é tão importante (Eu recentemente li que dois terços de todas as visita ao médico da família estão relacionadas como estresse) por que não se dá mais valor devido em nossa sociedade ? 

Zalma: O motivo é que a medicina moderna ainda considera o estresse como um problema individual. Hoje em dia já se aceita que este é um problema que afeta a todos nós, não está direcionado especificamente a este ou aquele. Infelizmente o médico da família não tem muito o que fazer, a não ser orientá-lo. Eles provavelmente irão prescrever remédios que irão acalmá-lo ou sugerir alguma mudança na sua alimentação, mas lembre-se, o único que poderá mudar as coisas é você.

Minha sugestão é iniciar as mudanças paulatinamente, passo a passo… comece dando uma pequena caminhada depois do trabalho ou se for possível, caminhe até seu local de trabalho pela manhã. Talvez este seja o primeiro passo na direção de um vida menos estressante. Lembre-se, uma grande caminhada sempre começa com os primeiros passos, por isto não desanime.


WebMD – Quais as principais situações em que a massagem pode ajudar?

Zalma: A massagem é aplicável a quase todos os problemas relacionados ao físico, contanto que este problema não esteja relacionado a alguma enfermidade (o único profissional habilitado para realizar esta identificação é o seu médico).
Um dos problemas com maior freqüência são as fibromialgias.
A massagem pode ajuda em dores musculares, torcicolos, dores nos braços, depressão e até mesmo gripes! Algumas pessoas me procuram quando estão com seu nariz entupido e trabalhando alguns pontos na face você ajuda a pessoa a respirar melhor. Lembre-se, massagem é  uma da mais antigas profissões médicas!


WebMD – Como as pessoas pode distinguir o estresse externo (trabalho, família, dinheiro, falta de sorte, problemas com o carro, etc) do estresse interno (como depressão ou bipolaridade), sendo que tanto um como o outro parecem levar as pessoas à loucura?  

Zalma: Boa pergunta! Problema internos tais como depressão e bipolaridade são normalmente manifestados de forma constante, ou seja, estão sempre presentes. Um pessoa bipolar sempre será depressiva e maníaca, uma ou a outra. O estresse tornará isto ainda pior, mas é sempre um problema que tem uma raiz e está sempre presente.
Agora, se de vez em quanto você fica uma fera por causa de um determinado fato,  é muito diferente de ter uma doença ou problema interno.
Você fica estressado por causa de um fato ou acontecimento? ou Apenas pelo fato de estar acordado?


WebMD – Quais as principais causas do estresse na sociedade atual?

Zalma: Não ter tempo! As pessoas trabalham tanto que elas sentem como se não tivessem tempo para elas mesmas, deixando suas famílias sozinhas, seus animais de estimação, enfim… Parece que um dia nunca tem a quantidade de horas que deveria ter. Em países europeus há as “siestas”[São os descanços após o almoço, onde normalmente todo o comércio fica fechado]. Eu adoraria ver o dia em que poderíamos tirar um cochilo, especialmente durante o horário do trabalho.


WebMD – Vamos falar um pouco sobre trânsito. Como podemos não ficar estressados ou ficar calmo quando estamos dentro de um carro, no trânsito?

Zalma: Risos… Eu vou ser hipócrita porque tenho o mesmo problema! Mesmo assim eu recomendo… quando você está no seu carro, parado no trânsito, você não tem controle da situação [você não consegue fazer todos aqueles carros saírem da sua frente, certo?] e por este motivo você fica estressado. É fácil dizer ” não esquente a cabeça” mas é difícil não esquentar.  Procure sempre colocar uma boa música, sair mais cedo de casa para não ficar ansioso por causa do tempo escasso.

Quando você está apressado automaticamente acaba ficando mais estressado pelo fato de ter pessoas à sua frente no trânsito que vão devagar e não bastasse isto a preocupação por acabar chegando atrasado ao seu compromisso.
Por estas e outras, se você puder sair mais cedo para seus compromissos, ajudará a diminuir seu estresse. Certifique-se de estar confortavelmente sentado no banco do seu veículo, compre um destes assentos anatômicos destacável, caso o banco do seu veículo não seja confortável.

As pessoas que ficam irritadas ou iradas dentro de seus veículos, normalmente ficam assim não apenas pelo fato de estarem no trânsito,  mas por tudo que lhes ocorreu durante o dia [você já se deu conta de que seu cérebro fica relembrando o que aconteceu no seu dia e das coisas que terá que fazer no dia seguinte?].
No caso daqueles que se utilizam de transporte público a coisa parece ser ainda mais estressante, apesar de algumas pessoas dizerem que enquanto estão numa condução coletiva é um bom motivo para desligar seu celular e não querer pensar em nada. Claro que isto varia de pessoa para pessoa. Celular é outra coisa estressante quando estamos parados no trânsito, não bastasse andar como uma  tartaruga e você ainda tem que ficar resolvendo problemas pelo telefone! Se puder deixe-o desligado.


WebMD – O que um massagista terapeuta pode oferecer ao paciente que um médico, por exemplo não pode?

Zalma: Tempo. O tempo médio das consultas médicas variam de 10 a 15 minutos (no máximo).

Zalma: O tempo mínimo de uma visita ao massagista terapeuta é de no mínimo 30 minutos. Além disto, nós procuramos ouvir tudo que o paciente tem a dizer. Nós vamos ler sua ficha, saber como você está; como está se sentindo enfim… damos o tipo de atenção que muitos procuram. Durante a sessão de massagem você não está apenas tratando dos seu problemas físicos, você também estará recebendo um tratamento psicológico. Veja a importância do toque na pele para as pessoas.


WebMD – Além da massagem, o que mais pode ser usado para aliviar o estresse e a ansiedade?

Zalma: Apenas encontre tempo para você mesmo e faça as coisas que eu mencionei anteriormente.


WebMD – Como a massagem alivia o estresse?

Zalma: Alguém me perguntou isto outro dia… Bem, todos nós pensamos, massagem = redução de estresse. Tecnicamente funciona assim, você aumenta a circulação sanguínea sob as áreas onde você está trabalhando, desta forma há mais oxigênio e  glicose. A glicose é o açúcar que seu músculo “queima” para se contrair. Quando você “solta a musculatura” e ao mesmo tempo aumenta a circulação sanguínea, você automaticamente reduz a tensão, trazendo a sensação de relaxamento. Quando você está tenso, você fica com sua musculatura contraída e seu estado mental fica constringido, desta forma se seu corpo começa a relaxar sua mente também o faz. Tudo isto se traduz em redução de estresse! Tecnicamente é até onde eu consigo explicar.


WebMD O que as toxinas fazem ao nosso organismo e o quanto é importante colocá-las para fora?

Zalma: A maioria pessoas que nunca receberam uma massagem antes, poderão ficar um pouco “doloridas”. Não porque seu massagista  tenha pressionado muito forte, mas porque o corpo armazena ácido lático. O ácido lático é uma toxina que o corpo produz para proteger a si próprio. É por isto que quando você se exercita, seu corpo fica dolorido no dia seguinte. É como se seu corpo dissesse “Eu preciso um tempo para me recuperar!”. Desta forma, quando o ácido lático é liberado, seu corpo está tentando prevenir que você acabe se machucando mais tarde. A sensação de estar dolorido faz com você receba estímulos do cérebro avisando “você foi longe demais ontem, agora vá mais devagar!”.

Estas toxinas, com o tempo, vão se acumulando no organismo. A forma de se livrar delas é quando você contrai seus músculos, portanto se você fica sentado o dia todo sem se exercitar, o nível de toxinas vai aumentando.
Existem diferentes formas de liberá-las. A massagem é uma forma de descarregar as toxinas na corrente sanguínea. Tomar bastante água irá ajudar também, já que você estará se hidratando.
Respirar profundamente. Pode parecer sem sentido mas respirar profundamente, realmente funciona. Quanto mais oxigênio você trás para dentro do seu organismo, mais dióxido de carbono você expira, portanto menos dióxido de carbono fica parado no seu organismo.  Claro que estas quantidades que estamos falando não irão matar ninguém, mas tenha certeza de que livrando-se delas você se sentirá bem melhor. Colocar estas toxinas para fora do seu corpo ajudarão seu organismo a funcionar com o máximo de performance.


WebMD Como nós acumulamos  ácido lático?

Zalma: Sempre que você contrai um músculo. Na realidade é quando você fatiga um músculo. Como eu disse anteriormente, é quando seu músculo é usado em demasia. Quando eu trabalhava como um  grupo de nadadores, nós sempre fazíamos massagem após os treinos porque eles haviam exigido muito de seus músculos em tão pouco tempo que o nível de ácido lático ficava alto, daí a necessidade de nós colocarmos o ácido lático para fora do organismo, através da massagem, antes do próximo evento.

Zalma: Alguns deles recebiam de 5 a 10 sessões de quick-massage ao dia, dependendo de quantos eventos eles iriam se apresentar. Eu os envejava! Mas eu não me envejo! (risos)


WebMD O que nós aprendemos sobre o estresse nos últimos 20 anos?

Zalma: Aprendemos que ele, o estresse, realmente existe. E o melhor de tudo é que aprendemos a combatê-lo!
Hoje, o estresse não é apenas reconhecido pelos indivíduos em geral, pessoas como você e eu, mas também por companhias, corporações e claro, pelo campo da medicina. O estresse tem um grande papel em nossa saúde.
Quantos estudos você já viu dizendo “altos níveis de estresse podem causar câncer” ou “estresse relacionado com a saúde” enfim…  Diante de tudo isto podemos concluir que evitando o estresse ou pelo menos diminuindo-o, conseguiremos ser pessoas mais saudáveis e conseqüentemente mais felizes.


WebMD Você gostaria de dizer algo mais?

Zalma: Eu gostaria de dizer que a massagem vem sendo mais e mais aceita em locais de trabalho e tornando-se um benefício a mais que a companhias oferecem aos seus funcionários. Além disto, estudos têm demonstrado que os funcionários ficam mais satisfeitos em saber que sua empresa se preocupa com sua saúde. Os benefícios indiretos para a empresa, que são difíceis de serem medidos, são:  funcionários mais satisfeitos, que passarão a imagem de que trabalham numa empresa que é boa. E para os seus clientes ficará a imagem de que eles negociam com um empresa de confiança onde eles [seus cliente] podem ficar tranquilos, já que se a empresa cuida tão bem dos seus funcionários, imagina como irá tratar seus clientes.


Fonte: WebMD Health

 

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Comments are closed.