Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado

Dúvidas frequentes sobre massagem

Dúvidas sobre a massagem

Dúvidas frequentes sobre massagem

O que é medicina holística?
A medicina holística é a abordagem da  saúde considerando-se igualmente os diferentes aspectos da vida cotidiana como relacionamentos, alimentações, trabalho e atividades físicas.
Os terapeutas holísticos acreditam que seus pacientes devem participar ativamente no cuidado com a própria saúde, considerando que todos têm a capacidade mental, emocional, social, espiritual e física de curar a si mesmo.

A terapia holística pode substituir a medicina convencional?
As terapias holística não devem ser consideradas como substitutas da medicina convencional, mas as duas devem e podem ajudar muito o paciente quando usadas de maneira correta e em conjunto.

A massagem faz parte das terapias holísticas?
Sim, a massagem faz parte das terapias holísticas assim como outras terapias tais como acupuntura, aromaterapia, florais de Bach, fitoterapia chinesa, quiropraxia, homeopatia, naturopatia, reflexologia, shiatsu entre outras.

Como a massagem pode me ajudar?
Algumas pessoas pensam que a massagem é uma luxúria e apenas buscam esta forma de contato em ocasiões de extrema necessidade. Mas em decorrência das pressões da moderna sociedade e em particular, do aumento das enfermidades ligadas ao estresse, as terapias de contato devem tornar-se parte integrante do cotidiano das pessoas e ser reconhecida como um ingrediente valioso da saúde preventiva tanto para o massagista como para quem recebe a massagem.Muitas estudos têm sido feito para avaliar os benefícios da massagem. Clique aqui para conhecer alguns deles. 

Há certos momentos da vida, chamados “Portais de Mudança” em que você pode realmente melhorar sua constituição básica, caso tome o apropriado cuidado consigo mesmo – e pode lesionar permanentemente sua saúde, caso seja negligente consigo mesmo.
Estas ocasiões são a puberdade, casamento (ou início da atividade sexual), gravidez, parto e pós-parto imediato e menopausa. Nestes períodos, em particular, as terapias de contato podem trazer benefícios enormes, ajudando a proporcionar o necessário relaxamento para enfrentar as alterações hormonais. De fato é nos momentos de estresse que nossa necessidade de contato físico é mais intensa; ansiamos pelo contato físico que promove a liberação das tensões e certificamo-nos de que nossos problemas estão sendo compartilhados.
Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria e pode trazer outros benefícios a longo prazo.

Eu gostaria de tirar o máximo de minhas sessões de massagem. Há alguma coisa que eu possa fazer como paciente?
Sim, há. Você como receptor da massagem deve procurar ficar relaxado mas alerta, concentrando-se no contato do doador -seu massagista- enquanto seu massagista deve ficar concentrado em seus movimentos fazendo com que surja uma atividade de verdadeira preocupação com a massagem. Com isto criação um “link” entre o paciente e o massagista, o que melhora em muito os resultados da massagem.
Durante as sessões tente ao máximo livrar-se de toda preocupação ou problemas que estejam em sua mente.
Deixe a pessoa que está lhe fazendo a massagem saber se você está apreciando em particular certo afago ou movimento ou se a pressão de contato está demasiadamente intensa. Fora isto evite conversar, contando toda a sua vida durante a massagem,  pois isto tira sua concentração e do massagista.
Permita que seus membros sejam erguidos e mobilizados ao invés de tentar ajudar.
Estando atento a estas dicas você conseguirá tirar o máximo de suas sessões de massagem.

Como posso saber quantas sessões de massagem vou precisar?
Cada caso deve ser analisado com detalhe, não sendo possível generalizar.
De 3 a 4 sessões costumam ser suficientes para corrigir a maioria dos problemas, quando estes são relativamente simples.Doenças crônicas podem requerer tratamento mais prolongado.
Estresse é um dos casos onde a massagem é de grande ajuda pois promove a liberação das tensões contidas no organismo e é principalmente nesta fase de estresse que o contato físico é importante pois temos a sensação de que nossos problemas estão sendo compartilhados. Inconscientemente isto trás um grande alívio de carga para o paciente.

Sempre temos que ter em mente que se a causa do problema não for identificada e eliminada os sintomas permanecem e as sessões de massagem devem ser freqüentes para aliviar o estresse, mas nunca deixar de descobrir a real causa do estresse. Claro que muitas vezes sabes o que nos estressa, e não há como eliminar estas causas, assim o melhor a fazer é procurar na massagem a válvula de escape para amenizar os males do estresse.

Há pacientes que para prevenir o reaparecimento de algum problema que já tiveram retornam periodicamente – a cada 2 semanas ou 1 mês, por exemplo – isto tudo depende da situação emocional, física e psíquica de cada paciente.

Há alguma contra-indicação para a massagem?
Sim, há contra-indicações.
Não se deve massagear áreas que apresentam  os seguintes sintomas:

  • Bolhas
  • Feridas e escabiose (vulgarmente conhecida com sarna)
  • Contusões
  • Varizes
  • Febre
  • Articulações inflamadas
  • Tumores e inchaços não diagnosticados
  • Problemas cardiovasculares como trombose ou outros problemas circulatórios

O shiatsu sobre o abdômen deve ser evitado durante a gravidez e mesmo nos estágios mais avançados da gravidez deve-se evitar pressões intensas nas pernas.

É importante que mulheres grávidas sempre consultem seus médicos ANTES de procurar terapias alternativas.

Pessoas com alergia sempre devem informar a quais substâncias são alérgicas e evitar óleos como essências já que isto pode lhes causar alguma alergia ou irritação.

Além disto mulheres grávidas devem tem cuidado redobrado pois alguns aromas induzem contrações, principalmente aquelas pessoas que têm histórico de aborto espontâneo.

Para que você tenha maiores informações sobre as contra-indicações da massagem clique aqui.

As terapias alternativas realmente funcionam?
Muitas pesquisas têm sido feitas sobre a eficácia das terapias alternativas. Não há dúvidas de que a maioria delas funcionam, embora a ciência moderna tenha dificuldade de explicar os motivos cientificamente. Clique aqui para conhecer alguns estudos realizados.
É importante que você saiba que algumas terapias darão mais certo para você, outras nem tanto. Não há como saber sem experimentá-las.
Vá em frente, faça como muitas pessoas,  descubra todos os benefícios que estas terapias podem ajudá-lo a resgatar ou conquistar.

Posso usar a aromaterapia com a massagem?
Sim, você pode.
Estas duas técnicas podem sem utilizadas em conjunto para potencializar os resultados.
Para que você tenha maiores informações sobre as estas duas técnicas em conjunto clique aqui.

Sou uma pessoa tímida e não me sinto a vontade ficando sem roupa perto de outras pessoas. Posso usufruir dos benefícios da massagem mesmo assim?
Sim, você também pode se beneficiar da massagem.
É importante que você coloque roupas finas e preferencialmente que fiquem “coladas” ao seu corpo para que você possa sentir os movimentos e o calor das mãos do seu massagista.
Se você é do tipo de pessoa que se irrita com roupas coladas ao seu corpo procure usar roupas mais soltas e de um material macio pois seu massagista pode preferir manter entre seus dedos parte do pano da roupa enquanto faz a massagem. Tenha sempre em mente que você estará colocando uma barreira entre a comunicação do seu corpo e o seu massagista, deixando de usufruir 100% dos benefícios. Nossa sugestão é que você experimente para ver como se sentirá e temos a certeza de que você irá gostar.

Minha maior preocupação é que durante a sessão de massagem eu possa me excitar involuntariamente e se isto acontecer, o que eu devo fazer?
Há poucas chances de você se excitar involuntariamente visto que isto é uma preocupação para você. Psicologicamente você já estará se inibindo e conseguirá manter o controle. Mesmo assim, caso você perceba que está se excitando tente se ajudar distraindo sua atenção do fato, o que o ajudará a relaxar.
Caso isto não dê o resultado esperado, tenha sempre em mente que você está sendo atendido por um profissional que tem consciência de que estas situações podem surgir e ele saberá como não deixá-lo constrangido atuando em pontos específicos que o ajudarão a relaxar naturalmente como se nada tivesse acontecido.
Acima de tudo o importante é que você não se sinta culpado, isto pode acontecer com qualquer um de nós, com toda certeza você não terá sido a única pessoa a ter passado por esta situação.

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Comments are closed.