Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Os efeitos do toque da massagem

toque_relaxante

Os efeitos do toque da massagem

Tocar e ser tocado é parte integral do relação física dos seres humanos.

Muitos de nós não dão a devida atenção a nossa pele. Lá está ela cobrindo todo nosso corpo sem que estejamos, muitas vezes, sequer preocupados com isto.

Para se ter uma idéia da importância da nossa pele, ela é o maior órgão  do ser humano e também é o meio de contato com todas as sensações que experimentamos, afinal de contas a maior parte do nosso tempo estamos em contato físico com tudo ao nosso redor.

A reação de cada indivíduo ao ser tocado depende muito de suas experiências anteriores e isto é uma coisa que você deve levar em conta quando começar um novo relacionamento com outra (o) parceira (o).

O prazer do toque – A aproximação dos corpos, o toque e tudo mais está acompanhado da sensação de calor, além é claro, da intimidade que é criada ao se tocar e ser tocado. Tudo isto ajuda sua relação a crescer mais forte e profundamente.

A memória do toque O toque carrega com sigo sua memória. Mas como é isto?
Imagine uma pessoa que em sua infância apanhava com freqüência, era trancada em guarda-roupas com forma de castigo ou simplesmente ignorada sem o mínimo de atenção.
Esta pessoa fica adulta, como não teve carinho em sua fase de criança, sempre sentirá esta necessidade de ser tocada e abraçada, muito mais do que uma criança que cresceu num ambiente onde recebia carinho e atenção. Ao se relacionar com outra pessoa, seja num casamento ou namoro, esta pessoa sentirá uma necessidade tão grande de carinho e atenção que muitas vezes irá sufocar seu parceiro(a) com suas necessidades. Isto pode causar sérios problemas de relacionamento. Tudo isto devido ao fato de que quando era criança esta pessoa ficou privada do carinho, atenção e afeto que tanto precisava.

Outro exemplo, imagine uma pessoa que sofreu abuso sexual, ou foi violentada – esta pessoa fatalmente ao ser tocada de maneira agressivo ou até mesmo um abraço mais apertado pode trazer lembranças da situação vivida no passado e ao invés de ser algo prazeroso com seria de se esperar pode trazer uma reação de repulsa e mal-estar.

Pelo fato da memória do toque, algumas pessoas não se sentem relaxadas em sessões de massagem ou simplesmente não se sentem bem. Grande parte destas pessoas não consegui associar este sentimento com situações vividas no passado.

O toque e a sobrevivência– Muitos animais são literalmente lambidos ao nascer, o que levou alguns cientistas questionarem o porque disto. Então foi feito um estudo e constatou-se que privando algumas espécies de animais que tinham este hábito -lamber ser filhotes ao nascer-, causava  a morte de seus filhotes alguns minutos depois.
Dr. René Spitz, do Hospital de crianças abandonadas de Nova Iorque, em uma de suas viagens para o México visitou um orfanato local e percebeu que os bebês do orfanato mexicano tinham aparência e saúde muito melhor do que os bebês de seu hospital em Nova Iorque. Além disto os bebês mexicanos pareciam muito mais felizes.
Tudo isto levou Dr. Spitz a se questionar o que faria aquelas crianças mexicanas  tão melhor de saúde do que as crianças de seu hospital, já que em seu hospital os bebês eram até mais bem alimentados e limpos.
Após alguns questionamentos, ele percebeu que as mulheres locais visitavam o orfanato mexicano todos os dias e  abraçavam, tocavam e brincavam com os bebês.
Já em Nova Iorque os bebês eram raramente abraçados e apenas tocados para troca de fraudas ou outras atividades rotineiras, e passavam a maior parte de seu tempo sozinhos em seus berços.
Estas descobertas inspirou Dr. Spitz a investigar um famoso estudo no qual confirma que o toque regular não traz apenas melhoria de qualidade de vida mas é essencial para uma vida sadia.

Sensibilidade a flor da pele – Algumas áreas são mais sensíveis do que outras porque possuem mais terminações nervosas concentradas em pequenas áreas.
Por exemplo as pontas dos dedos onde as terminações nervosas são densamente concentradas, é muito mais sensível do que a pele das costas.
Por este motivo, durante o processo de massagem, temos várias sensações e em determinadas áreas isto é mais ou menos acentuado.

Author Info

AdminPontozen

Comments ( 2 )

  • Stephany

    Muito obrigado,esse é o melhor site!!!

    • AdminPontozen

      Stephany,
      Obrigado por seu comentário!
      Isto nos motiva a continuar neste caminho.
      Abs

Escreva seu comentário