Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Edemas: Tratamento com drenagem e acupuntura trás bons resultados

edema_drenagem_acupuntura

Edemas: Tratamento com drenagem e acupuntura trás bons resultados

Foram realizadas 10 sessões, sendo 05 sessões de drenagem linfática manual (DML) isoladamente e 05 sessões de drenagem linfática manual associada à acupuntura, sendo estas realizadas de maneira aleatória.

Após as sessões, colheu-se amostra de urina da paciente (zero minuto/60 e 120 minutos); a fim de realizar exames laboratoriais de análise de eliminação de sódio e conseqüentemente a redução do edema.

Na acupuntura, a paciente permaneceu em decúbito dorsal, sendo utilizadas agulhas sistêmicas de 0.25X15mm por 20 minutos nos seguintes pontos: R7/BP6/BP9/P7/VC9.

A voluntária que participou do estudo foi orientada a fazer uma alimentação normal, porém sem exagerar no consumo de alimentos gordurosos, sal, nem qualquer outra substância que esteja fora do seu cardápio habitual, durante os dois dias que antecediam os experimentos.

ANÁLISES

Concentração de eletrólitos: para avaliar a concentração dos eletrólitos (sódio, Cloro e Potássio) foi realizada análise laboratorial de cada amostra. As amostras coletadas foram enviadas a um laboratório de Análises Clínicas logo após a coleta da terceira amostra, onde com equipamento próprio para análise das concentrações dos eletrólitos envolvidos na retenção de líquidos.

 RESULTADOS OBTIDOS

Análise da eliminação total de cada eletrólito nas sessões de Denagem Manual Linfática (DML) realizadas com e sem a técnica de Acupuntura (AC).

Método          Sódio (Na+)        Potássio (K+)      Cloro (Cl-)
DML                 399,4                     455,5                     881
DML+ AC        609,8                     742,5                     1780

Analisando as amostras de urina coletadas durante as 10 sessões, foi observado que não houve alterações importantes nos parâmetros de cor, odor, glicosúria, hemoglobina, proteínas e corpos cetônicos. Em todas as sessões os parâmetros encontrados estavam dentro dos padrões de normalidade.
A análise das tabelas mostra que, nas sessões de Drenagem Linfática Manual associada á Acupuntura, houve um significativo aumento na eliminação de todos os eletrólitos pesquisados.

A análise mostrou a eliminação do Sódio (Na) – principal eletrólito na formação de edema – que, em cinco sessões de DLM foi de 399,4 enquanto que, na eliminação do mesmo em cinco sessões de DLM + Acupuntura foi de 609,8, concluindo- se que, com a acupuntura, o resultado foi 65,5% mais eficiente na eliminação desse eletrólito.

Na análise de Potássio (K), houve uma eliminação do eletrólito 63% maior nas sessões de DML associada á Acupuntura, e a eliminação do Cloro (Cl) nas sessões com Acupuntura foi maior que 100% da eliminação alcançada com a técnica de DML isolada.

 CONCLUSÃO

O presente estudo demonstrou através da análise laboratorial, que a eliminação de eletrólitos por vias urinárias após a Drenagem Linfática Manual foi muito mais eficiente quando associada à Acupuntura.

Pode-se concluir que, além da eliminação da água ,esperada na DML isolada, a acupuntura se mostra muito eficaz na manutenção da homeostasia do corpo, eliminando em maior quantidade os eletrólitos excedentes, que podem vir a prejudicar outras funções do organismo.

SANDRELI AP. O. RODRIGUES
TÂNIA G. BETTINI

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN  fonte: http://www.cetn.com.br (Centro de Estudo de Terapias Naturais)

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário