Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Acupuntura no tratamento de Alzheimer

acupuntura_alzheimer

Acupuntura no tratamento de Alzheimer

Dois estudos separados, um na Wellesley College Center for Research on Women e outro na University of Hong Kong, cientistas descobriram que a acupuntura pode aumentar as habilidades verbal e motora em pacientes portadores de Alzheimer e melhorar o humor e funções cognitivas.

No primeiro estudo, Dra. Nancy Emerson Lombardo estudou 11 pacientes, 10 com Alzheimer e 01 com demência vascular.

Os participantes foram tratados com acupuntura 2 vezes por semana durante 3 meses e submetidos a vários testes antes e depois do tratamento, incluindo a escala Cornell para depressão, Inventário de Ansiedade de Speilbeger e o mini exame de estado mental para função cognitiva.

Os pesquisadores encontraram “melhoras estatísticas significativas” na pontuação para depressão e ansiedade dos pacientes. A média do teste de ansiedade de Speilberger no início do tratamento era 49,5 e ao final dos 3 meses de tratamento diminuiu para 40,1.

Quatro participantes apresentaram “melhora substancial” do humor após a acupuntura, dos quais, dois apresentaram melhoras na pontuação do mini exame de estado mental e três melhoraram na fluência e habilidade de nomear as coisa.

Embora nenhum grupo de controle tenha sido usado, Lombardo disse além dos resultados obtidos observou-se melhora na habilidade de pensar juntamente com outras melhoras o que ela acredita ser indicativo de uma relação próxima entre habilidade cognitiva, ansiedade e depressão.

“Além da ansiedade e depressão, possivelmente eles apresentam outras questões nos quais a acupuntura pode ajudar, tais como a dor”.

No estudo do Dr. Kao, oito pacientes diagnosticados com Alzheimer foram tratados com acupuntura na Universidade de Hong Kong. O tratamento consistia em agulhar oito pontos: Shishencong (quatro pontos no escalpo), Shen Men (C7,no punho) e o ponto Taixi (R3, no pés).

Cada sessão tinha duração de 30 minutos.

Os pacientes com Alzheimer receberam um tratamento composto de 7 dias seguidos de acupuntura e com intervalo de 3 dias,  num total de 30 dias.

Os pacientes com Alzheimer pontuados usando o “checklist de sintomas para Alzheimer” utilizado na medicina tradicional chinesa e o mini exame de estado mental para medir seu nível de orientação; memória, atenção e habilidade para nomear objetos, atender comandos escritos e verbais e  escrever frases espontaneamente.

Após o tratamento com acupuntura, a equipe do Dr. Kao constatou que os pacientes apresentaram “melhora significativa” em termos de orientação verbal e coordenação motora e também tiveram maior pontuação no mini exame de estado mental para função cognitiva.  A equipe também notou que os pacientes “mostraram uma melhora clinica geral” no “checklist” da medicina tradicional chinesa, levando os pesquisadores a concluir que o tratamento de acupuntura resultou em efeitos terapêuticos signficativos na redução do sintomas da doença de Alzheimer.

fonte: www.acupuntureamerica.com​

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário