Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

A massagem pode ajudar na TPM ?

massagem_ajuda_na_tpm

A massagem pode ajudar na TPM ?

O que é T.P.M. (Tensão Pré-Menstrual) ?
Corresponde a um conjunto de sintomas que antecedem a menstruação e desaparecem de forma abrupta no início do sangramento.

Quais são os sintomas?
· Relacionados ao emocional: depressão, ansiedade, modificação de humor, crises de choro.
· Relacionados ao físico: fraqueza, aumento de volume abdominal, dor nas mamas, dores de cabeça, insônia, alteração de apetite (predileção por doces).

Como a Massagem pode ajuda na T.P.M. ?
Esta ideia ainda não está totalmente pesquisada mas alguns estudos sugerem que a massagem pode ajudar a aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (T.P.M.). Dentre os sintomas podemos destacar: dor, ansiedade e alteração no humor.

Uma das razões que a massagem pode ajudar nas tensões pré-menstruais é que o estresse tem demonstrado intensificar os sintomas da T.P.M. e a massagem acalma as reações do corpo ao estresse, desta forma estaríamos minimizando os efeitos da T.P.M. É como uma bola de neve, você sente dor e fica tensa e quanto mais tensa, maior a dor. Deve-se quebrar este ciclo.

Mulheres que participaram de uma pesquisa publicada em 22 de fevereiro de 1989, no New Zealand Medical Journal, relataram que a massagem foi o tratamento mais eficaz que elas encontraram para os sintomas da T.P.M. diminuindo assim o uso de medicamentos que aliviavam a dor.

Pesquisadores da Universidade de Miami (Flórida), formaram uma equipe para determinar quão eficaz a massagem pode ser para o tratamento da T.P.M., para isto dividiram 24 mulheres com intensos sintomas da T.P.M. em 2 grupos.

O primeiro grupo foi massageada por um massoterapeuta, da cabeças aos pés, durante 30 minutos, duas vezes por semana.

O segundo grupo usou técnicas relaxamento em seus próprios músculos, pelo mesmo tempo que o primeiro grupo (30 minutos, duas vezes por semana).

Não importando se elas receberam massagem ou fizeram relaxamento, todas relataram um sensação de melhora depois da cada sessão. Mas ao final de 5 semanas, as mulheres que receberam a massagem relataram um significativa redução de dor e inchaço que elas tinham no início da pesquisa, enquanto as mulheres que fizeram relaxamento não reportaram nada disto.

O estudo, publicado em março de 2000 pelo Journal of Psychosomatic Obstetrics and Gynecology é muito breve para se considerado como definitivo. Mas a massagem realmente vale a pena se você poder experimentá-la.

Os massoterapêutas usam diferentes técnicas e até o momento nenhum estilo em especial  tem se  mostrado melhor do que o outro para as T.P.M. Os terapeutas da Universidade de Miami estão estudando a combinação da técnicas da massagem sueca e nuromuscular. Outro estudo, publicado em dezembro de 1993 pela Obstetrics & Gyneology, sugerem que a reflexologia, onde o terapêuta aplica  uma suave pressão nos pontos da acupuntura localizados nas orelhas, pés e mãos, também podem oferecer benefícios de longa duração.

A melhor forma de encontrar o tipo de massagem que poderá mais lhe ajudar é experimentar todos os tipos que você puder.


William Collinge, MPH, PhD, é professor, pesquisador e autor no campo da saúde integrativa. Ele deu aulas na escola   School of Public Health at the University of California, Berkeley, e diversas outras universidades. Seus livros incluem  The American Holistic Health Association Complete Guide to Alternative Medicine and Recovering from Chronic Fatigue Syndrome. William Collinge, MPH, PhD, é professor, pesquisador e autor no campo da saúde integrativa. Ele deu aulas na escola   School of Public Health at the University of California, Berkeley, e diversas outras universidades. Seus livros incluem  The American Holistic Health Association Complete Guide to Alternative Medicine and Recovering from Chronic Fatigue Syndrome.

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário