Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Acupuntura funciona ?

acupuntura_funciona

Acupuntura funciona ?

Sim, funciona!
Prova disto é que a Organização Mundial da Saúde reconhece seus benefícios e atesta que acupuntura se mostra eficiente no tratamento de uma longa lista de problemas.

Vamos apresentar os mais conhecidos: dores lombares, cervicalgias, ciático, renite alérgica, cotovelo de tenista (tennis elbow), dores no joelho, periartrite do ombro, torções, dores faciais (inclusive desordens craniomandibulares), dores de cabeça, estresse, ansiedade, disfunção da A.T.M., artrite reumatóide, dor de dente, indução ao parto, correção da má posição fetal, náusea e vômito, dor pós-operatória, hipertensão, hipotensão, cólica renal, leucopenia, reações adversas da radio e da quimioterapia, cólica da vesícula, epigastralgia aguda, úlera péptica, gastrite crônica ou aguda, depressão, desminorréia primária, problemas da T.P.M. e outros desequilíbrios da saúde.

Conheça esta lista visitando o site oficial da Organização Mundial da Saúde no link: http://apps.who.int/medicinedocs/en/d/Js4926e/5.html

Agora que você já sabe o que a acupuntura pode fazer por você, talvez você esteja se perguntando se as agulhas doem, quanto tempo de tratamento é necessário, se há contra-indicação, etc…

Para responder a estas e outra perguntas, listamos abaixo algumas dúvidas freqüentes que podem esclarecer algumas dúvidas.

Como a acupuntura funciona?

Explicação Oriental:
A explicação oriental para como a acupuntura funciona é que a energia da vida que flui através do corpo (chamada de Qi) pode ser influenciada e balanceada estimulando pontos específicos do corpo. Estes pontos estão localizados ao longo de canais de energia conhecidos como meridianos que conectam todos os principais órgãos. De acordo com teoria da medicina chinesa, doenças podem surgir quando o fluxo cíclico da energia Qi entre os meridianos tornam-se desbalanceados ou estão bloqueados.

Explicação ocidental:

Definição de Acupuntura
Acupuntura é a estimulação de pontos específicos localizados próximo ou sob a superfície da pele, pontos estes que tem a característica de alterar várias condições bioquímicas e fisiológicas de forma a atingir o efeito desejado.

Explicação de como a acupuntura funciona
Os pontos de acupuntura são áreas com determinada sensibilidade elétrica. A inserção de agulhas nestes pontos estimulam vários receptores sensoriais que em contra-partida estimulam nervos que transmitem impulsos para o sistema hipotálamo-pituitário sob a base do cérebro.

As glândulas hipotálamo e pituitária são responsáveis pela liberação de neurotransmissores e endorfinas, hormônios analgésicos naturais produzidos pelo corpo. Estima-se que as endorfinas são 200 vezes mais potentes que a morfina. Endorfinas também desempenham papel importante no funcionamento do sistema hormonal. Por este motivo a acupuntura funciona tão bem para dores nas costas, artrites, T.P.M. (Tensão Pré Menstrual) e infertilidade.

As substâncias liberadas durante a sessão de acupuntura não apenas relaxam todo o corpo, elas também regulam o nível de seratonina no cérebro. A seratonina desempenha um papel importante na disposição dos serem humanos e dos animais. Por este motivo usamos a acupuntura para tratar depressão.

Alguns dos efeitos fisiológicos observados no corpo incluem aumento da circulação, redução de inflamações, alívio da dor, alívio dos espasmos musculares, aumento da contagem de células T as quais estimulam o sistema imunológico.

DÚVIDAS FREQUENTES

QUANDO COMEÇAR O TRATAMENTO?
De preferência logo no início dos sintomas. Quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo exclusivamente com acupuntura. O lado preventivo da acupuntura é a sua parte nobre e consiste na possibilidade de impedir que a doença se manifeste em sua plenitude.

QUANTAS SESSÕES VOU PRECISAR?
Infelizmente, não existe uma resposta precisa para esta questão. O número de sessões e a frequência do tratamento vão variar de pessoa para pessoa, do problema a ser tratado, das condições do paciente, sua idade e saúde, além das respostas ao tratamento.
Geralmente problemas agudos requerem menos tempo e frequência de tratamento. Por exemplo, uma distensão grave pode exigir apenas uma ou duas sessões, enquanto que outras doenças crônicas podem exigir várias sessões.
É comum que as consultas sejam agendadas uma ou duas vezes por semana no início do tratamento, a fim de se obter uma boa resposta inicial para, posteriormente, diminuir as sessões para uma vez a cada duas semanas.

PODE-SE MISTURAR OUTROS TRATAMENTOS COM A ACUPUNTURA ?
Sim. Não é proibido associar a acupuntura a outros tratamentos. Psicoterapia, fisioterapia, homeopatia, tratamento alopático e muitos outros, geralmente tais tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA ACUPUNTURA ?
Alguns pacientes podem se sentir relaxados demais após a sessão. Em certos casos pode ocorrer a piora inicial dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar doloridos se manipulados em excesso, porém o endolorimento resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

ACUPUNTURA PODE TRANSMITIR DOENÇAS?
Não, porque todas as agulhas utilizadas devem ser individuais, estéreis e descartáveis, o que torna seguro o tratamento.

COMO É UMA SESSÃO DE ACUPUNTURA?
acupuntura_funciona_sessaoNa primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico da disfunção energética do paciente, dentro da visão oriental dos problemas de saúde. Os pontos são selecionados de acordo com um diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool à 70%, as agulhas descartáveis são inseridas (e deixadas no local), sendo retiradas depois de um período que pode variar de 15 minutos a 1 hora.

 

 

AS AGULHAS FICAM NA PELE APÓS A SESSÃO?
acupuntura_funciona_auriculoNo caso da auriculoterapia é muito comum deixar as agulhas permanentes (são agulhas que são inseridas sob a pele, com comprimento de 1mm em média) por até cinco dias na orelha e são cobertas com micropore (fita adesiva não alérgica).
Há casos onde a sessão de auriculoterapia também é realizada com agulhas sistêmicas (agulhas longas que normalmente são usadas no corpo) e as mesmas são retiradas ao final da sessão. A pessoa vai para casa sem nenhuma agulha no corpo.
Já a acupuntura sistêmica todas as agulhas são retiradas após o término da sessão.

EXISTE ACUPUNTURA SEM AGULHA?

acupuntura_funciona_sem_agulhaSim existe, normalmente é realizada em pessoas que tem fobia às agulhas ou em crianças.
Este método de acupuntura pode ser feito com pequeninas esferas de metal (ou com sementes) que são fixadas na orelha com micropore e devem ser estimuladas manualmente algumas vezes ao longo do dia.
Existe também a acupuntura a laser, onde um feixe de laser é disparado sob o ponto de acupuntura e a energia liberada irá estimular o ponto de acupuntura.

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário