Rua Chui 147 (Metrô Paraíso) - SP | (011) 5572-7684 / 99732-9272
09h às 22h (Seg-Sex) | Atendimento somente com horário agendado
Aceitamos cartões | Estacionamento | Acessibilidade

Massagem para idosos

idosa_massagem

Massagem para idosos

Neste artigo vamos falar sobre os mitos da massagem em idosos, habilidades, posturas necessárias e seus benefícios.

Este assunto será abordado através das experiências vividas por Joan S. Lohman, massoterapeuta, que há mais de 15 anos trabalha com idosos e é membro da AMTA há mais de 12 anos.

“Mais forte! Pressione mais forte!” diz Elizabeth, uma senhora de 102 anos, enquanto eu gentilmente deslizo meus polegares ao longo do músculo do trapézio superior”. “Só porque eu sou franzina e velha não significa que vou quebrar tão facilmente!”

Durante os últimos 15 anos eu tenho trabalhado como massoterapeuta com centenas de idosos tais como Elizabeth. Muitos de meus pacientes têm 90 anos, alguns 70 e outros 80. O mais velho até agora foi um de 103 anos. Meus pacientes pertencem a um grupo da sociedade que eu chamava de “intocados”. Esta uma hora que eu passo com eles é freqüentemente o único momento na semana em que ele ou ela recebe um toque de atenção e compaixão. Pode parecer exagero, mas não é!

COMO TUDO COMEÇOU…
O telefone toca às 6:00 da manhã. “Você tem que vir outra vez, ” diz Helen, uma fisioterapeuta aposentada de 89 anos de idade. “Eu preciso de massagem…Hoje! O trabalho que você fez nos meus pés na noite passada… Eu dormi a noite inteira sem aquela cãimbra, pela primeira vez em anos!”

Eu havia encontrado Helen na noite anterior em uma das minha palestras sobre os benefícios da massagem em idosos. Ela havia se sentado na fileira da frente e foi voluntária para receber uma demonstração da massagem durante a palestra.

Quando eu decidi que queria trabalhar com idosos, eu comecei a contactar casas de repouso, hospitais e percebi que os membros destas instituições queriam que tantos os residentes como os pacientes recebessem massagem.
Helen se tornou a minha primeira paciente regular e isto foi há 15 anos atrás.

Desde então eu comecei a receber indicações dos pacientes, familiares, amigos e funcionários destas entidades. Os próprios  profissionais da saúde, vendo os ótimos resultados da massagem com os idosos, começaram mais e mais a me indicar.

OS MITOS DA MASSAGEM EM IDOSOS…

Muitos do meus pacientes idosos falam sobre como, dentro daqueles corpos que estão envelhecendo, eles conseguem se sentir jovens como nunca.

Betty costuma dizer “Eu nunca pensei que iria viver para chegar nesta idade.”
“Quantos anos você tem?”, eu perguntei.
“Oitenta anos”, ela respondeu
“E como uma pessoa de 80 anos se sente?”, eu perguntei
“Eu me sinto tão jovem como nunca, exceto pelo meus ouvidos e meus joelhos!”

Betty e centenas de outros pacientes me fizeram repensar a forma como eu via o envelhecimento das pessoas. A seguir, alguns dos mitos e os clientes reais que desafiaram estes mitos.

Mitos da massagem em idosos

Author Info

AdminPontozen

No Comments

Escreva seu comentário